Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 13/04/2023
Erros no trabalho: quando o funcionário pode ser responsabilizado?

A responsabilidade civil e trabalhista é uma questão que permeia a relação entre empregador e empregado. Afinal, em muitas situações, erros cometidos pelos colaboradores podem trazer prejuízos financeiros e de imagem à empresa, o que pode gerar questionamentos jurídicos.

 

Contudo, nem sempre é possível responsabilizar o funcionário pelos equívocos ocorridos no ambiente de trabalho. Para que essa responsabilização seja cabível, é necessário que sejam preenchidos alguns requisitos.

 

Primeiramente, é necessário que haja uma conduta ilícita por parte do empregado, que deve agir com culpa ou dolo. A culpa ocorre quando o erro é cometido por negligência, imprudência ou imperícia, enquanto o dolo se refere à intenção de causar o prejuízo.

 

Além disso, é preciso que o dano causado seja efetivo e mensurável, ou seja, que possa ser quantificado em termos financeiros. Também é necessário que exista uma relação de causalidade entre a conduta do empregado e o dano causado.

 

Outro ponto importante é que a empresa precisa comprovar que adotou todas as medidas necessárias para evitar o erro, como fornecer treinamentos e equipamentos adequados, além de fiscalizar a conduta dos colaboradores. Caso a empresa não cumpra com essas obrigações, a responsabilidade pelo erro pode ser atribuída à própria empresa.

 

Por fim, é necessário que a conduta do empregado esteja relacionada às atividades exercidas em sua função. Se o erro ocorreu em um contexto fora do ambiente de trabalho ou em uma situação em que o colaborador não estava cumprindo suas atribuições, a empresa não poderá responsabilizá-lo.

 

Em resumo, a responsabilidade do funcionário pelos erros cometidos no ambiente de trabalho não é automática. É necessário que sejam preenchidos requisitos específicos, como a presença de culpa ou dolo, a existência de um dano efetivo e a comprovação da adoção de medidas preventivas por parte da empresa. Somente nesses casos é possível responsabilizar o empregado.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..