Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 05/05/2022
Salário é ou não é benefício?

Em tempos de crise, toda condição de trabalho favorável é uma oportunidade única e interessante para investir seus esforços para crescer. E a maior delas, sem dúvida, é o salário. Mas espera aí: isso não é base? Sim, sem dúvidas, mas tem muitos detalhes aí que são relevantes. 

A começar pela própria definição de salário. Pode não parecer, mas essa é uma base junto a uma série de outros benefícios e recursos presentes na oportunidade de negócio. 

Não é incomum que um trabalhador pese entre escolher um valor maior de salário, ou optar por uma remuneração equilibrada em benefícios. É sobre isso que vamos falar, para fazer sua escolha com sabedoria. 

 

Salário é benefício?

Em resumo: não, mas é a base da remuneração em qualquer empresa. O salário é o valor que todo trabalhador recebe por serviços prestados a uma empresa, unicamente na relação funcionário-empresa. Ao redor dele estão definidas todas as questões referentes a esses valores, como piso por categoria do profissional, distinções entre salário líquido e o salário bruto, sem incluir outros recursos como hora extra e outros recursos.

São esses recursos e benefícios que formam a remuneração. Todo recurso presente na proposta de trabalho, como assistência médica, vale refeição e alimentação, férias e outros adicionais são parte da remuneração na proposta de trabalho. 

Em resumo, o salário é a base de qualquer trabalho, mas é a combinação dele com os recursos que formam os benefícios completos. 

Quais são os benefícios mais conhecidos?

Agora que está claro sobre o salário ser um benefício, vamos listar alguns dos mais comuns. Isso é importante na hora de definir suas escolhas de trabalho, pesando entre experiência, reputação da empresa, possibilidades profissionais e outras questões. 

  • Assistência médica - Pode ser um plano de saúde, plano odontológico, descontos em clínicas, mas todos possuem o propósito de garantir a integridade do profissional como um todo. 
  • Vale alimentação/Cesta básica - Varia de acordo com a empresa, mas é muito procurado em regimes CLT. O vale alimentação pode ser voltado tanto para restaurantes (o chamado Refeição) como para supermercados (e Alimentação).
  • Gratificações e recebimentos extra -  Tem a ver com o formato de vendas da empresa, como adicional noturno, hora extra, participação em lucros, e outros. 
  • Auxílios: diz respeito a uma série de benefícios adicionais, que geralmente são complementares a outros benefícios base, presentes acima. Auxílio-creche, descontos em faculdades, entre outros. 
  • Trabalho remoto e outros benefícios: não chegam a ser benefícios, mas sim modalidades de trabalho que podem facilitar o trabalho, como home office, folga no aniversário, e outros.  

Agora que você sabe as características definidoras de um salário e sua remuneração, pode procurar por oportunidades de acordo com o que deseja. Investir em qualidade de vida, e isso no âmbito profissional, faz toda a diferença, e você pode investir.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..