Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 19/05/2022
Saiba como abrir uma reclamação trabalhista

Tem situações chatas em segmentos profissionais que não tem jeito: se não há resolução de forma pacífica, saber como abrir uma ação trabalhista faz toda a diferença para ter o resultado justo e condizente com sua necessidade. Existe mais de um caminho para realizar o processo, mas podemos definir em três principais:

  • Recorrer ao sindicato de sua categoria profissional;
  • Contratando um advogado trabalhista;

Como você verá a seguir, todas as opções partem do princípio de que você precisa de um direcionamento judicial para ter sucesso. Se possível, tenha um profissional capacitado para agilizar o processo, e levá-lo à resolução ideal.

 

Abrir uma ação trabalhista pelo sindicato da sua categoria

Recorrer ao sindicato é uma ação segura caso o profissional não tenha como contratar um advogado, e ao mesmo tempo precisa de respaldo para realizar as ações contra uma empresa. Para tanto, basta seguir a sede local da categoria, para entrar com o processo junto ao sindicato. 

Por outro lado, se o profissional que move a ação trabalhista não estiver em sua razão, as consequências não serão nada favoráveis, uma vez que se trata justamente do órgão que mantém toda uma categoria em ordem. 

Contrate um advogado trabalhista

A consultoria e o respaldo de um advogado especializado em Direito Trabalhista pode fazer toda a diferença na resolução dos processos. Uma vez que o caso é estudado com minúcias, é possível agir com mais assertividade nas ações, sobretudo nesses casos em que a própria empresa também possui seus meios de defesa. 

Em todos os casos, é importante que o profissional, ao realizar uma Reclamação Trabalhista, esteja munido da documentação necessária para fazer valer o tempo e o esforço no processo. Entre eles, holerite, comunicados por escrito da empresa, carteira de trabalho, recibos de pagamento, gravações de áudio e vídeo, entre outros que vão garantir o seu sucesso.

Embora não seja necessário a ação de um advogado especializado, é importante contar com um para ter todo o encaminhamento, de maneira acessível para sua resolução. Estamos à sua disposição para atendê-lo nesse momento delicado ao abrir uma ação trabalhista. Até o próximo artigo!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..