Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 16/09/2022
PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) saiba o que é e como requerer o seu.

O PPP, Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento histórico laboral do trabalhador. Nele constam as condições em que o funcionário trabalhou, bem como, se esteve exposto a agentes nocivos à saúde e condições de insalubridade.

Este documento é de responsabilidade do empregador, que fornece ao trabalhador da empresa. De posse desta documentação, o trabalhador pode solicitar sua aposentadoria. 

Hoje o PPP é obrigatório em todas as empresas, e não somente naquelas que expõem o trabalhador a condições nocivas à saúde. Desta forma, tanto o trabalhador consegue ter seus direitos assegurados, como o empregador se previne de receber processos trabalhistas indevidos. 

Obrigatoriedade

Todas as empresas são obrigadas a emitir este documento, estando sujeitas a multas caso se negue a fazer. 

 

Como reivindicar o seu

O ideal é solicitar o seu no momento do desligamento da empresa, assim não corre risco de a empresa falir ou de mudar o local de trabalho com reformas e melhorias. O PPP é feito digitalmente e você tem acesso através do site do meu INSS.

 

Autônomos e Microempresários

Se você trabalha por conta própria, precisa contratar um profissional de segurança do trabalho para emitir o documento. 

 

Em caso de dúvidas, nos procure. Aqui na Mourad Naddi, nós temos advogados especialistas em direito do trabalho e previdenciário.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..