Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 09/09/2021
O que é um Compliance Fiscal?

O nome parece um pouco “chique”, mas é um processo mais comum e popular do que se imagina. Um Compliance Fiscal, ou Conformidade Fiscal, pode ser ao mesmo tempo uma condição e um serviço jurídico. Mas como isso? Calma que vamos explicar.

Enquanto condição, a conformidade fiscal significa estar em dia com o Fisco em todos os seus pontos. Caso contrário, você passa por uma série de limitações executivas e profissionais, incluindo não exercer seus trabalhos. 

É aqui que um serviço de Compliance Fiscal entra em cena. Ao ter um profissional destacado para deixar a empresa em dia com o fisco, é possível seguir com todas as suas responsabilidades tranquilamente.

Para constar: tanto serviço como condição são, na prática, a mesma coisa. Fizemos essa separação apenas para facilitar o entendimento, e assim garantir que consiga referências adequadas para seus trabalhos.

Os desafios do Compliance Fiscal no Brasil 

Responsabilidades fiscais são uma das bases de uma gestão eficiente de trabalho, seja para os gestores como para os empregados. Afinal, isso também está relacionado com os valores que devem ser pagos no fim do mês a cada colaborador, e como ele deve cobrar essas questões.

O fato é que, ao longo do ano, qualquer gestor e empreendedor de empresa precisa se atentar com o calendário tributário e fiscal. Isso vai desde o famigerado Imposto de Renda, até obrigações mais específicas, em níveis municipais e estaduais.

Isso sem contar as mudanças que essas tributações constantemente passam ao longo do mês. Sabe as notícias sobre reformas tributárias que muitas vezes passam despercebidas por uma parcela da população? Elas estão relacionadas diretamente a isso.

A importância de estar em dia com a responsabilidade fiscal

Evitar riscos de multas e tributações desnecessárias é só um dos pontos importantes ao levar o Compliance Fiscal a sério. Quando não se está em dia com o Fisco, questões complicadas como a interrupção forçada dos trabalhos, até riscos reais de prisão por sonegação de impostos, são apenas algumas das consequências. Isso sem contar os juros e multas regulares a falta de comprometimento com essas questões.

Ter suas responsabilidades fiscais em dia garante melhor redução de custos para a empresa, além de articular investimentos com maior eficácia.

Além dos setores financeiros e executivos de uma empresa, também é de responsabilidade do setor de RH ficar atento a questões tributárias, para que colaboradores saibam a discriminação entre o salário bruto e saláro líquido.

Garanta tranquilidade para sua conformidade fiscal

O compliance fiscal é uma questão muito importante para qualquer pessoa que precisa prestar contas com o fisco de maneira profissional. Isso também se aplica a pessoas físicas, quando precisam deixar suas contas em dia no IR, por exemplo.

Em qualquer que seja o caso, conte com a Mourad Naddi para questões trabalhistas e fiscais. Temos um Know how próprio para execução de tais atividades, e dar ao seu negócio e colaboradores mais seguranças com o fisco. Entre em contato para saber mais. Até o próximo artigo!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..