Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 24/11/2022
O que é um acordo extrajudicial entre empresa e empregado?

Uma alternativa em casos de funcionários que gostariam de sair da empresa, mas não querem abrir mão dos seus direitos rescisórios, é o acordo extrajudicial entre empresa e empregado.

Visando agilidade e redução de custos, a lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) incluiu no artigo 855-b um parágrafo que prevê esta modalidade para terminar acordos de trabalho, sem necessidade de um processo judicial.

 

Como funciona

Ambas as partes firmam um acordo e dão entrada em juízo para que o caso seja analisado. Os dois lados precisam ser representados por advogados - no caso do trabalhador, alguns sindicatos podem disponibilizar este profissional.

O contrato segue então para um juiz que tem o prazo de 15 dias para analisar as cláusulas. Caso não esteja de acordo, o juiz pode solicitar uma audiência para seguir o processo.

Se aprovado, o documento será um título executivo judicial, ou seja, pode ser um objeto de cobrança caso o acordo não seja cumprido.

 

É seguro realizar um acordo extrajudicial?

Sim. Como podemos ver no texto, por mais que seja um acordo extrajudicial, passa pela análise de um juiz e tem todas as suas cláusulas acertadas por lei.

Além disso, é importante frisar que os direitos e deveres precisam ser em igual proporção, para ambos os envolvidos.

 

O que o acordo trabalhista contempla?

Diferentemente de uma demissão sem justa causa em que o empregador precisa pagar uma multa de 40% em cima do valor do FGTS, no contrato trabalhista, essa porcentagem se mantém a 20%.

Além disso, o aviso prévio é pago pela metade.

Para o trabalhador, além de receber as verbas rescisórias que não teria direito em caso de pedido demissão, ele pode movimentar 80% do valor disponível no FGTS.

 

Importante

Apesar de ser bom para ambas as partes, é importante frisar que nenhum dos lados pode ser coagido a aceitar o acordo. Então as empresas não podem trocar a demissão por um acordo trabalhista caso o empregado não queira sair da empresa ou ser demitido.

Meta description: Tem dúvidas se realizar um acordo extrajudicial é seguro? Leia este artigo e veja quais as regras, o que difere de um pedido de demissão, e como deverá ser feito

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..