Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 01/09/2021
O que é a semana da pátria?

O dia 7 de setembro comemora a data em que o Brasil tornou-se oficialmente independente de Portugal. Com uma história envolta em um lado burocrático, e também heróico em determinados pontos, temos na Semana da Pátria uma forma de relembrar e comemorar a importância desse momento.

A semana da pátria é a primeira semana de setembro, em que há paradas comemorativas e eventos que culminam no 7 de setembro. E especificamente em 2021, já faz 199 anos de independência. Parece muito, mas isso significa uma nação jovem em termos históricos.

E em qual ponto a advocacia entra nisso? Aqui é bem simples: tal como a independência do Brasil de Portugal foi um direcionamento natural para um estado de autonomia, o advogado segue essas intenções civis, sobretudo ao garantir que essas autonomias sejam mantidas na altura do indivíduo. Não por acaso, a categoria também possui sua própria data de independência da profissão, o dia 11 de agosto.

O significado da semana da pátria

Embora efetivamente comemorado no dia 7 de setembro, com desfiles e eventos, a independência do Brasil de fato tem uma comemoração semanal. Em eventos que utilizam a data, toda a semana é mostrada a trajetória de eventos que culminou no então dia, que apesar de heróico da parte de D. Pedro I, foi algo muito mais amplo.

O Brasil passava por um período histórico conturbado, em que o breve período de Estado junto a Portugal começava a ser ameaçado pela volta da família real para a nação de origem. Além do risco de voltar a ser uma colônia, o Brasil era um dos poucos que ainda se mantinham nesse estado, já que boa parte das antigas colônias espanholas já estavam se emancipando.

E uma vez que havia maiores possibilidades para o Brasil sendo independente, tanto para a própria nação como para as grande potências da época, esse foi um dos primeiros momentos em que havia um clamor de população e governantes de tomarem as próprias rédeas. 

Parece muito romântico, mas vamos atentar a um ponto importante: independente do caráter crítico que possamos ter da nossa história, é muito importante que essa identidade seja conhecida e valorizada.

O papel do advogado em suas funções de independência e autonomia

Forçando um pouco, podemos ter na figura de José Bonifácio uma representação da classe jurídica no papel da independência. Afinal, foi o então conselheiro de D. Pedro I, e ministro de Negócios Estrangeiros, que atuou junto da Imperatriz Leopoldina para a articulação da independência.

Independente dessa representatividade, é papel fundamental do advogado, seja de forma autônoma ou como parte integrante da OAB, garantir essa participação cívica nos processos de autonomia. Em outras palavras, nessa semana da pátria, é importante que advogados e população se lembrem de seu papel em garantir essas liberdades.

E está tudo bem ter seu lado comemorativo enquanto feriado, é só não nos esquecermos que, enquanto profissionais, é nosso papel zelar por esses direitos que são mantidos a duras penas.

Aproveite esse momento como uma reflexão fundamental não apenas na importância de uma data como a independência do Brasil, mas da sua própria. Defender a autonomia de um estado também é defender a sua, e ter isso representando a figura do advogado é garantir essas liberdades. Compreenda a importância desse momento, e nos vemos no próximo artigo

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..