Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 22/07/2021
Hoje é o dia do trabalhador doméstico! Valorize o profissional!

Hoje é dia do trabalhador doméstico, e assim como diversas outras profissões, principalmente as comemoradas a nível internacional, a história por trás dessa data é inspiradora em diversos níveis. Sabemos o quanto a profissão de doméstica passou por mudanças positivas nos últimos anos aqui no Brasil, e que não deixam de ter sua luta diária para que sejam mantidas. 

Também é muito comum que se confunda com o dia 27 de Abril, data que é comemorado o dia da empregada doméstica, porém apenas no Brasil. Ambas são apreciadas e valorizadas, e vamos mostrar em detalhes o porquê.

Como surgiu o dia do trabalhador doméstico?

A data internacional do dia do trabalhador doméstico foi criada em 1921. Enquanto o dia 27 de abril é relacionado não apenas às empregadas, mas especificamente a Santa Zita, considerada padroeira das empregadas, o dia 22 de julho tem um valor histórico.

A história está relacionada inicialmente a Joe Paul Simenn, um mordomo de uma mansão na Califórnia, Estados Unidos. Residente no local, Joe raramente tinha folgas nas quais podia ver sua esposa e filhos, que moravam longe do trabalho.

No mês de julho de 1921, o mordomo teve duas questões importantes para lidar: sua filha estava gravemente doente, e o filho caçula, que só viu apenas no dia do nascimento, estava perto de fazer aniversário. 

Para conseguir a folga, Joe “criou” o dia do trabalhador doméstico, em 22 de julho, espalhando a notícia para outros domésticas e mordomos da região, com a ideia de que, se não fossem liberados, os responsáveis iriam para a Corte. 

Considerações jurídicas importantes sobre a profissão

Com um plano esperto, o dia do trabalhador doméstico foi enfim cunhado, e a história por trás tem uma reflexão importante sobre não apenas as condições de trabalho dos domésticos, mas a visão que os patrões ainda retém deles.

No Brasil, essas discussões avançaram de forma positiva com a PEC das Domésticas, de 2013, e com a Lei Complementar nº150 que ampliou os direitos dos empregados domésticos. 

Em um breve resumo, os trabalhadores domésticos têm acesso aos seguintes direitos:

  • Salário mínimo, com piso salarial definido pelos estados;
  • 44 horas semanais, e máximo de 8 horas diárias;
  • para as horas extras, 50% de acréscimo do valor hora, e 100% para feriados, com um limite de 220 horas mensais;
  • acesso a banco de horas, escala de trabalho e feriados; 
  • também tem direito a férias, 13º salário, e licença maternidade;
  • e por fim, condições para rescisão de contrato, com FGTS, seguro-desemprego, aviso prévio e demissão com ou sem justa causa.

Pode parecer estranho a princípio, mas por incrível que pareça, não é: até a PEC das Domésticas, os profissionais do ramo eram em condições informais, sem nem mesmo a assinatura de carteira de trabalho. 

Até hoje, essas medidas são contestadas, e em algumas casas negadas, optando pela contratação de diaristas, que seguem em um modelo mais relacionado à Pessoa Jurídica. Contudo, essas mesmas medidas deram autonomia para as domésticas, que podem buscar melhores condições de trabalho.

Entenda seus direitos

Assim como outras profissões, o trabalhador doméstico tem apoio do direito trabalhista para resolver eventuais questões problemáticas. E neste segmento, tais cuidados são ainda mais importantes, uma vez que nem sempre do lado contratante, ou contratado, sabe das novas condições de proteção do trabalhador são conhecidas e aplicadas. 

Então, para o dia do trabalhador doméstico, cabe uma mensagem importante: valorize esses profissionais. Os tempos mais recentes mostraram que não apenas eles, mas todos são importantes em suas áreas. Logo, oferecer condições de trabalho favoráveis para o exercício da profissão é fundamental. Te esperamos nos próximos artigos!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..