Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 08/03/2023
Direitos da mulher: Conquistas obtidas em 2023

No ano de 2023, importantes conquistas foram obtidas pelas mulheres no Brasil.

 

A luta pelos direitos das mulheres é um tema cada vez mais presente na sociedade atual e ainda que muitas conquistas tenham sido obtidas nas últimas décadas, a igualdade de gênero e a garantia dos direitos femininos são temas que demandam atenção e engajamento. Uma forma de fazer essa mudança é com a criação de leis.


As leis são essenciais para a organização e o funcionamento adequado de uma sociedade, pois elas estabelecem limites claros para o comportamento humano e asseguram que as pessoas sejam responsáveis ??por suas ações. Além disso, as leis servem como um meio de proteção para os indivíduos contra danos e injustiças, garantindo a igualdade e a justiça em uma sociedade.

 

As leis também desempenham um papel importante na manutenção da ordem e da estabilidade social, pois elas estabelecem sanções para aqueles que violam as normas e regras da sociedade. Em última análise, as leis são uma ferramenta para alcançar o bem-estar coletivo e o progresso social, mantendo a harmonia e a paz em uma sociedade.

 

Neste texto vamos entender quais leis foram sancionadas ou alteradas que representam um avanço à manutenção de uma sociedade que preza o direito das mulheres. 

 

Lei 14.457/22  - Canal de denúncia

Uma das mudanças mais significativas foi a aprovação da Lei 14.457/22, que exige que empresas tenham um canal de denúncias para casos de assédio e violência contra mulheres no ambiente de trabalho. Essa medida é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todas as mulheres, além de ajudar a prevenir casos de assédio e violência no ambiente profissional.

 

Lei 14.443/22 - Alteração de regras para a realização da laqueadura

Outra importante conquista foi a determinação da Lei 14.443/22, que alterou as regras para a realização de laqueadura. Agora, não será mais necessária a autorização do cônjuge para a realização do procedimento, além de ter sido reduzida a idade mínima de 25 para 21 anos e não mais exigir que a mulher tenha filhos para ter acesso ao serviço. Essa medida é uma importante conquista para as mulheres que desejam ter controle sobre seu próprio corpo e sua capacidade reprodutiva.

 

Leis estaduais em São Paulo

 

No estado de São Paulo, também foram aprovadas importantes medidas de proteção às mulheres.

 

Lei nº 874/2019 - Medidas de auxílio à mulher em situações de risco

A Lei nº 874/2019, que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco, tem a intenção de  ajudar a prevenir casos de violência e assédio contra mulheres em espaços públicos.

 

Lei 17.626/2023 - Auxílio aluguel à vítimas de violência doméstica

Além disso, em São Paulo foi sancionada a Lei 17.626/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. Essa medida é fundamental para ajudar a proteger as mulheres que sofrem violência doméstica, garantindo que elas tenham acesso a um ambiente seguro e saudável para si e seus filhos.


 

Essas leis  são fruto de um esforço conjunto de diversas organizações e pessoas engajadas na luta pela igualdade de gênero e na garantia dos direitos femininos. É fundamental que continuemos a trabalhar juntos para garantir que essas medidas sejam implementadas e respeitadas em todo o país, e que possamos avançar ainda mais na luta pelos direitos das mulheres.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..