Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 26/12/2021
Definições importantes sobre as férias de fim de ano

Ah, as férias de fim de ano… É uma época boa para sossegar os ânimos, descansar e aproveitar o momento com as pessoas que amamos. Mas tem uma coisa que assusta muitos trabalhadores justamente nessa época: as férias de fim de ano. Parece contraditório? Fique tranquilo, pois não é bem assim. 

As férias de fim de ano configuram um período importante de relaxamento e reorganização para profissionais. E justamente por isso, é comum que possam haver confusões e incertezas a respeito de como funciona o merecido descanso nesta época.

Afinal, as férias de fim de ano contam para as férias anuais ou não? Dizer que férias e recesso são a mesma coisa? Vamos esclarecer para você.

Quais são as principais características das férias de fim de ano?

Em primeiro lugar: férias de fim de ano e recesso de fim de ano são bem diferentes. Enquanto o primeiro é algo direcionado a todos os funcionários, sem exceção, o recesso de fim de ano é destinado para um ou mais departamentos.

Nas férias de fim de ano, toda a empresa deixa de funcionar, em um regime previsto nas Consolidações das Leis Trabalhistas, especificamente no art. 139. Quando uma empresa opta por esse formato, os dias de descanso são descontados das férias anuais, e uma vez que a escolha é definida pela própria empresa, todos os profissionais devem adotar.

No recesso de fim de ano, por sua vez, trata-se de um acordo entre profissionais e empresários de forma mais deliberada, sem vínculos com os órgãos públicos. Aqui, o recesso se comporta como uma folga, portanto é dever do empresário pagar os profissionais durante esse período. 

Como organizar as férias de fim de ano?

Sabendo dessas questões trabalhistas e como elas operam nas férias de fim de ano, escolher o tipo de regime faz toda diferença na realização de trabalhos. Afinal de contas, todos buscam manter seus trabalhos e ganhos no fim de ano, certo?

Sendo assim, é papel dos empresários definir o modelo de férias de fim de ano com boa antecedência. Caso sejam férias, tal como as anuais, é importante que o departamento de RH esteja pronto para organizar a papelada para a equipe, e com isso garantir um descanso coletivo.

Em casos de recesso de fim de ano, é interessante considerar o segmento de atuação, e como essas negociações de recesso podem ser feitas. Lembre-se que esse é um período em que profissionais com famílias procuram uma forma saudável de garantir o melhor para si. Negocie com responsabilidade. 

Por fim, as definições sobre as férias de fim de ano auxiliam na estruturação de uma empresa. Com todos esses detalhes bem trabalhados, todos os funcionários e gestores podem preparar seu descanso de forma organizada, e honesta.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..