Com mais de 45 anos no mercado
Whatsapp: (11) 98909-0923
Telefone: (11) 2408-9703
Telefone: (11) 2087-3576
Por Mourad em 27/10/2022
Como resolver um conflito de interesses entre empregado e empregadora

Conflito de interesses acontece quando o empregado usa a empresa para obter algum benefício profissional ou pessoal. Exemplo: em um processo de licitação o diretor de finanças responsável pela escolha, decide pela empresa do cunhado, mesmo que ela não tenha a melhor proposta.

 

Criação de código de conduta ética

Para balizar o que pode ser considerado um conflito de interesses e a empresa, é necessário que seja criado um código de conduta com regras e premissas.

O ideal é que o código de conduta ética seja criado por uma comissão com representantes de múltiplas áreas, haja vista que serão regras que deverão ser seguidas por todos na empresa. Essas regras visam o crescimento do negócio como um todo, e por isso, precisam estar alinhadas com todos os departamentos.

Fique atento! O código de ética precisa estar de acordo com a legislação vigente e principalmente com regras que não entre em contradição com as já impostas via CLT (consolidação de leis trabalhistas).

Aprovado o código de ética, é importante que todos os colaboradores, da senioridade mais baixa à mais alta (inclusive conselheiros) sejam informados.

A parte de divulgação destas regras pode ficar por conta das áreas de recursos humanos ou comunicação interna da empresa.

 

Canal de denúncias

Uma vez criado o código de ética e divulgado para toda a empresa, crie um canal de denúncias interno. A área de compliance ficará responsável por fazer a análise e averiguar as denúncias.

Para o canal de denúncias ser eficiente, é de extrema importância que a confidencialidade seja garantida, caso contrário, algumas denúncias podem não ser feitas por medo de represálias.

 

Resolvendo o conflito de interesses

No código de ética estará descrito qual ação tomar em cada erro de conduta.

A empresa pode optar por mudança de cargos em questões mais leves (quando uma mulher é promovida e se torna chefe do marido, por exemplo) à desligamento por justa causa (principalmente em casos que comprometem significativamente a empresa no mercado ou sociedade).

 

Para se resguardar, é sempre bom que seu código de ética seja revisado por um advogado especialista em direito empresarial. Como podemos concluir, é este documento que vai conduzir e proteger sua empresa contra conflitos.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..